Hab.LabEEE!

Eixo: Usuários

Qual o papel dos usuários nas HIS?

Desde a criação do PMCMV, em 2009, diversos pesquisadores têm destacado a necessidade de melhorias que vão além do simples atendimento às demandas básicas de moradia. A preocupação não deve se restringir ao acesso à habitação, mas também incluir o bem-estar e o conforto ambiental dos beneficiários. Na prática, porém, observa-se que muitas unidades entregues atendem de forma limitada às necessidades de seus moradores, o que acaba comprometendo a percepção de qualidade de vida. Quando falamos em conforto ambiental neste projeto, estamos nos referindo à qualidade do ambiente interno das habitações, considerando aspectos como temperatura, umidade relativa, ventilação, iluminação e acústica. No núcleo de pesquisa “USUÁRIOS”, estamos desenvolvendo estudos de campo que buscam compreender como os moradores percebem esses fatores e de que forma eles impactam o conforto, a eficiência energética e a qualidade das habitações. Nessa abordagem, o ocupante é colocado no centro da análise, como protagonista das experiências e avaliações sobre o seu espaço de morar. Nossas pesquisas em campo, no âmbito do Hab.LabEEE, têm sido conduzidas de forma abrangente em 10 estados brasileiros, e por 09 Universidades parceiras, além da UFSC, conforme ilustrado na Figura 1.

figura1-conforto

Figura 1. Universidades parceiras e seus líderes de pesquisa, e os estados onde os estudos de conforto estão sendo conduzidos

Os levantamentos de campo têm sido conduzidos em duas etapas principais, chamadas de transversal e longitudinal. Na etapa transversal, o principal objetivo é a aproximação com os moradores, aplicando uma entrevista em suas casas em que os pesquisadores realizam medições ambientais simultâneas. Após a entrevista, os moradores são convidados a participar da etapa longitudinal. Sensores portáteis de medição da temperatura e umidade relativa do ar são deixados nos cômodos principais da moradia, e questionários instantâneos sobre a percepção térmica são respondidos uma vez ao dia, e por uma semana. Na sequência, na Figura 3 é ilustrado um resumo dos dados gerais da pesquisa e fluxograma do protocolo adotado.

figura2-conforto

Figura 2. Recortes de imagens dos questionários que estão sendo utilizados.

figura3-conforto

Figura 3. Dados gerais dos levantamentos em campo, fluxograma do protocolo de medição r equipamentos utilizados.